quinta-feira, 20 de maio de 2010

VEJA O ULTIMO DISCURSO DO VEREADOR ANDERSON GUIDETTI, PROFERIDO NO ULTIMO DIA 17, DURANTE SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE ARACRUZ

DISCURSO


“Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”.


Quem disse essa ilustre frase foi Jhon Kenedy, que foi presidente dos Estados Unidos entre 1.961 e 1.963 e que logo no inicio do seu governo teve que enfrentar uma crise causada pela invasão de Cuba por exilados cubanos com a ajuda da CIA. Kennedy assumiu a responsabilidade pelo fracasso mas ainda assim conseguiu manter a popularidade. No ano seguinte enfrenta a crise dos mísseis em Cuba, ganhando firmeza e admiração mundial.


Kennedy não teve medo de admitir que fracassou e sua confissão não o diminuiu aos olhos do mundo. Ele disse: “Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”.


Jhon Kennedy foi um grande estadista, um dos principais líderes mundiais do século XX e seus discursos até hoje causam emoção, pois ele sabia utilizar a mídia e tinha o dom da oratória.


Em Aracruz um fenômeno inverso de oratória vem acontecendo e o povo tem comentado que os discursos do prefeito Ademar estão impressionando pela carga de raiva, de ódio e de falta de objetividade para tratar dos assuntos públicos.
Na quarta feira passada a Tribuna dessa Câmara Municipal serviu de palco para que o prefeito destilasse um pouco do ódio que vem demonstrando depois que o esquema de fraudes nas licitações da prefeitura veio à tona.


O prefeito discursa como se a oposição fosse culpada pela corrupção no seu governo, mas ao contrário de Jhon Kennedy, nunca assume a sua cota de responsabilidade pela corrupção que se instalou no município e nem pelo caos social que muitos aracruzenses são obrigados a enfrentar diariamente pela ausência de políticas públicas que alcancem a classe dos menos favorecidos.


Talvez por isso o prefeito Ademar esteja caminhando a passos largos para consolidar seu nome como o prefeito menos popular que Aracruz já teve.


Na quarta feira passada essa Câmara recebeu líderes comunitários para tratar junto com o prefeito do orçamento participativo de 2.011, mas o que povo teve que ouvir numa boa parte da reunião foi a fala enraivecida do prefeito, que parece ter transformado o povo da Portelinha, esse vereador e algumas lideranças de movimentos sociais nos principais bodes expiatórios da sua mágoa pelo fato do seu governo ter sido maculado de forma grave e irreparável pela corrupção que ainda está sendo investigada e que já fez cair vários dos seus principais secretários municipais.


O prefeito Ademar disse aos presentes que esse vereador foi irresponsável por ter assinado um documento em apoio à comunidade da Portelinha, que luta pelo direito constitucional de moradia, que é uma política social importante e que foi esquecida por essa administração.


Mas não foi só o direito de habitação que foi esquecido pelo prefeito, os direitos à saúde e à educação também foram.


No dia 30 de abril passado o prefeito participou de uma reunião com autoridades em Vitória para tratar da desocupação da Portelinha e nesse documento está registrada a fala da juíza da Vara de Fazenda Pública de Aracruz que reclamou que todas as questões de política pública estão sendo submetidas ao Poder Judiciário para decisão, o que caracteriza OMISSÃO.


Esse vereador tem que concordar com o que disse a juíza, pois o Ministério Público e a Defensoria Pública estão mesmo tendo que ajuizar várias ações para garantir políticas públicas que deveriam naturalmente ser realizadas pelo prefeito sem necessidade do povo procurar a justiça para garantir direitos básicos, como saúde, educação, fornecimento de remédios, tratamentos médicos e outros.

Apenas a título de exemplo esse vereador vai citar algumas dessas ações judiciais e no final o povo aqui presente vai poder concluir quem é o irresponsável nesse município, se é esse vereador que luta pelos direitos do povo ou se é o prefeito Ademar Devéns, que só garante esses direitos quando a justiça manda.


A promotoria de Aracruz entrou com várias ações contra o município de Aracruz e a defensoria púbica também. Exemplos:


- Ação civil pública para criação de 500 vagas nas creches no prazo de 30 dias, em vista do número de crianças que esperam nas filas dos centros de educação infantil por uma vaga - vamos lembrar que o prefeito disse na campanha de 2004 que não descansaria enquanto tivesse uma criança fora da escola. Não cumpriu.


- ação civil pública para obrigar o município a abastecer a farmácia básica no prazo de 15 dias com todos os medicamentos presents na lista de assistência farmacêutica – REMUME , Portaria nº 2.982 do Ministério da Saúde – vamos lembrar que esse vereador já denunciou que a prefeitura enterrou toneladas de medicamentos vencidos no lixão .


- várias ações para obrigar o município a custear tratamento de saúde e fornecer medicamentos para vários cidadãos: (ver na consulta processual) Então, caros cidadãos aqui presentes, eu pergunto: o irresponsável aqui é esse vereador que assinou um documento em favor do direito de habitação de pessoas carentes e que denunciou que o prefeito mandou enterrar toneladas de medicamento ou o irresponsável é o prefeito municipal, que só implementa políticas sociais quando a justiça expede uma liminar e obriga o prefeito a cumprir , sob pena de multa diária pelo descumprimento das decisões?


Dizer que vai mandar o povo da Portelinha de volta para suas origens ao invés de resolver o problema de moradia é fácil para quem mora bem e desconhece o pavor que deve sentir um pai ou mãe de família que tem certeza que vai ser colocado no olho da rua quando sua casa for demolida.


Discursar contra esse vereador da pelo simples prazer de falar mal é fácil e revela um caráter oportunista e de quem não aceita ouvir a verdade.


Mas é preciso que o prefeito Ademar Devéns se conscientize que o estrago na sua imagem já está feito e não foi por culpa desse vereador , nem das denúncias de corrupção ou das investigações e ações judiciais, a culpa do seu descrédito hoje, prefeito, só pode ser debitada na sua própria conta e na de mais ninguém, pois o povo hoje já consegue perceber que Vossa Excelência não é o que demonstrava ser.


Então é preciso admitir que sua situação é ruim, e que todos conseguem enxergar nos seus discursos amargurados e raivosos.


Para rebater seu discurso, prefeito Ademar, bastaria que eu dissesse uma coisa: Responsabilidade social pode ser resumida em poucas palavras: “O problema social não é simples questão de estômago. É uma questão de dignidade."


Então eu vou encerrar esse meu discurso dizendo o seguinte: Prefeito Ademar, discurse menos, agrida menos, odeie menos e pare de enxergar todos que não se curvam as suas vontades como se fossem seus inimigos.


Seja mais objetivo nos seus propósitos como administrador, seja mais complacente e generoso com seu povo, e tenha um mínimo de humildade para admitir que errou e que pode recomeçar de uma maneira diferente, dando prioridade à políticas publicas e sociais, porque nosso município é rico demais para que o povo precise de continuar batendo nas portas do Ministério Público e do Poder Judiciário para garantir seus direitos.


Assuma de vez a responsabilidade social pelos cidadãos menos favorecidos e lembre-se do que disse Jhon Keneddy: Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”.


E se esse vereador pudesse aconselhar Vossa Excelência, prefeito Ademar Devens, diria apenas isso:“Quando a responsabilidade é assumida, passa a ser prioridade”.

Nenhum comentário: